REDAÇÃO A PROPAGANDA


Goiânia, 24 de fevereiro de 2011.



A propaganda e seus artifícios

A palavra propaganda significa muita coisa, mas o principal sentido é o de divulgar ideias, produtos, etc. Eu penso que fazer propaganda é querer vender aquilo que a gente não quer comprar, então na televisão, por exemplo, fica passando a mesma coisa um montão de tempo e a gente não aguenta ficar sem comprar. Aí a coisa pega, porque minha mãe vive reclamando que não tem dinheiro, e meu pai sempre dá uma bronca e fico só na vontade...

Às vezes, eu entendo que meus pais não são obrigados a me darem tudo que quero, mas eles não iam dar conta mesmo, pois eu quero ter tanta coisa que nem sei para quê. Não consigo parar de querer. Então pergunto: esse povo que faz propaganda na TV, não tem filho não? Acho um absurdo eu ficar assistindo e não poder comprar algo que eles anunciam.

Para eles chamarem atenção das pessoas, fazem slogan que são aquelas frases simples que grudam na cabeça da gente e não esquecemos mais. Isso tem a ver com a tal da palavrinha mágica persuasão, que deixa todo mundo doido... pois ela significa convencer o outro de alguma coisa. É aí que entra também a tal da publicidade que através da divulgação torna público um montão de coisas: por exemplo, ideias, serviços, produtos etc. A publicidade usa de todas as formas para divulgar, ou seja, propagar as ideias, as imagens, os produtos.

Tudo é elaborado com muita técnica: se for um produto novo, ele entra no mercado mais barato, depois que ele é aceito os fabricantes aumentam seus preços. Se for uma roupa, eles colocam modelos famosas para usarem e aparecer nas revistas. Se for algum artigo esportivo usam os jogadores famosos para vender seus produtos. Assim eles associam a marca ao artista e se eles que são bons, bonitos, e ricos usam eu também vou querer usar. Eles conseguem vender produtos para emagrecer utilizando pessoas que emagreceram não por que tomaram o remédio, mas por que pararam de comer coisas que engordam, mas isso as propagandas não falam.

Então, estou ficando mais esperta, e sabendo disso eu já não estou querendo comprar tanta coisa, mas só aquelas de que eu preciso.  Agora que sei bastante sobre propaganda vou dar um jeito de me promover, vou tentar persuadir minha professora a me dar nota 10 sempre. Será o máximo! Só não pensei ainda como ela vai cair nessa!